Rota Arte de Rua: Rua Riachuelo

Eu gosto muito da ideia de paredes pintadas, desenhadas... acho que dá vida  aos lugares quase sempre esquecidos pelo poder público. Resolvi fazer um mini roteiro de algumas ruas (e proximidades) que eu gosto. Vou começar pela Riachuelo até porque preciso ir à Tijuca fotografar a Heitor Beltrão e a Conde de Bonfim.

A minha dica é que se quiser ver melhor as artes, e até mesmo fotografar algumas delas, seria bacana que você vá à luz do dia para não acontecer o que aconteceu comigo da última vez que fui à Lapa.


A Riachuelo tem alguns bares conhecidos dos frequentadores da Lapa (Lapa 40º fica nessa rua). Se você vier da área atrás do Sambódromo (Praça XI, Estácio), assim que cruzar o túnel, a Riachuelo é a primeira rua à direita. Você já verá a lateral do prédio com uma pintura de diversos animais.




Há uma pintura que eu gosto muito perto de um Supermercado que é o Liberte os seus sonhos. Muitas pessoas responderam no muro quais eram os seus sonhos. Acho bacana porque se tornou uma obra coletiva. Seguindo em direção à Lapa encontrará muitas pinturas coloridas, muitas de autoria do Cazé. Tem uma coletiva que é a sopa de letras. Essa me fez lembrar da adolescência quando via meus amigos criando letras bem doidas como suas marcas.





Há um pouco mais de dois meses eu concorri a uma exposição de fotos de artes de rua. Na estreia da mostra, tive a oportunidade de conhecer alguns dos artistas de rua do Rio. Eu me lembro da fala do Cazé, relatando que as pinturas dele representam como ele se sentia, os preconceitos e problemas que ele enfrentou. Gente, se vocês virem o Cazé notarão que ele e o barbudinho se parecem muito.




Destaco os trabalhos do Cazé, pois há muitas obras dele nessa região. Se você andar pela Riachuelo, entenderá. Se quiserem conhecer mais o trabalho dele, vale acompanhar o Instagram dele: @cazearte. Foi lá que eu acabei descobrindo que um outro barbudinho (aquele de barba roxa que tem em várias partes do Centro do Rio) também são de autoria dele.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.