As razões

Quantas vezes escutei de amigos, parentes, e conhecidos que não havia nada a se fazer no Rio? São Paulo, sim, transborda cultura e arte. Quando escutava sobre atividades culturais no Rio, sempre eram associadas a alto preço. Não contestava esse discurso, porque não conhecia além  de alguns poucos pontos. Só que aí, eu cresci... Fui descobrindo que o Rio é um mar de coisas a se fazer. Sim! Praias, trilhas, parques, museus, andar pelas ruas caçando prédios antigos, e às vezes me entristecer com o descaso de pontos históricos da cidade (Passeio Público que o diga).

Passei a conhecer os lugares para ocupar o tempo de espera de algo, alguém ou trânsito. Às vezes para reavivar memórias colegiais ou familiares. Há quem precise de companhia para se animar a descobrir a cidade. Tem dias que vou acompanhada da curiosidade, noutros só de vontade de fotografar detalhes das construções. Há até amigos que faço na hora... e com esses, aprendo muito.

Quando notei que andava conhecendo mais a cidade (e a amando em triplo), passei a chamar os amigos para caminharem pela cidade. Daí, passaram e me marcar em postagens, notícias do que era gratuito... só que a minha lista  era mais extensa do que os tais 10 ou 15 que sempre sugerem. Perguntavam até porque eu não virava Guia turística, já que me incomodava com as mesmas sugestões que davam. Resolvi escrever sobre alguns lugares... E, por que não falar das artes dos muros cariocas? O Rio tem tantos muros pintados. E o blog foi se construindo.Nunca sozinho, pois tem sempre alguém me atiçando a curiosidade sobre andar mais pelos bairros da cidade (Museu do trem, ainda vou te visitar!).

Algo que aprendo como blog é que sei pouco sobre o Rio. Cada lugar tem uma história só sua. Mas, quando se está disponível a ouvir, sempre se encontra alguém disposto a contar. Sabe os livros de História do colégio? Eu diria para esquecê-los por alguns instantes e viverem a cidade. Entender que a geografia da cidade mudou desde a ocupação da cidade. Ver nos prédios a tendência de se apagar vestígios de governos antecessores (e com isso tentando apagar sua história). Aprender que a revolta, a lei, a construção da cidade não foi bem como nos contaram.

Aprendo isso escrevendo no blog. Conto o pouco do que sei, descubro e vivo. Não é exatamente para turistas. É para mim e para quem quer saber sobre a cidade. Vivendo aqui ou não. Embarca comigo neste mar de terras de São Sebastião do Rio de Janeiro? Além do óbvio e mega visitado? Vamos juntos aprender e viver o Rio? Bora?! Partiu?!


Como organizei as primeiras postagens, escrevi em outro texto.

Se quiser me escrever, meu e-mail: tatimabersi@gmail.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.